Guerras - Índice do Fórum Guerras
Fórum dedicado a assuntos militares, tais como: guerras, armas e forças armadas, de todo o mundo. Seja bem-vindo
 
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

[Ant]Guerras Médicas

 
Novo Tópico   Responder Mensagem    Guerras - Índice do Fórum -> Batalhas, Campanhas e Guerras
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Ads






Enviada: Qua Abr 23, 2014 10:39 am    Assunto: Ads

Voltar ao Topo
Gujanski
Visitante





MensagemEnviada: Ter Jul 08, 2008 4:58 pm    Assunto: [Ant]Guerras Médicas Responder com Citação

Guerras Médicas

Dá-se o nome de Guerras Médicas (ou Guerras Medas, Guerras Greco-Persas, Guerras Greco-Pérsicas e Guerras Persas) aos enfrentamentos entre os antigos gregos e o Império Persa durante o século V a.C..
Após a derrota da Lídia frente aos persas (em 546 a.C., provavelmente), as cidades gregas da Jônia passaram ao domínio persa. Em 499 a.C., com o apoio de Atenas e Erétria revoltaram-se, mas foram vencidas entre 497 e 494 a.C.. Em 490, Dario (522/486 a.C.) decidiu enviar à Grécia continental uma expedição punitiva. Erétria foi arrasada e saqueada, mas os atenienses e plateenses, chefiados por Milcíades (550/489 a.C.), conseguiram rechaçar os persas na planície de Maratona.
Xerxes (486/465 a.C.), filho de Dario, comandou dez anos depois (480 a.C.) uma invasão à Grécia em grande escala. Algumas cidades gregas, lideradas por Atenas e Esparta, formaram uma coalização para enfrentar o invasor. Outras, como Tebas, submeteram-se aos persas.


O Império Persa

No início do primeiro milênio a.C., os indo-europeus ou arianos, povos originários da região que hoje chamamos de Rússia, se estabeleceram no planalto Iraniano. Dentre eles, se destacaram os medos e os persas. Os medos, fortemente militarizados, mantiveram o domínio sobre a região.

Em 550 a.C., Ciro, o Grande, rei dos persas, conseguiu dominar o Reino dos Medos e, a partir daí, expandiu seus domínios sobre a Anatólia (que englobava as cidades jônicas) e a Mesopotâmia, fundando o Império Persa, com todo poder centralizado em suas mãos.

Posteriormente o Império se tornou grandioso, chegando a dominar desde o Egito até o vale do rio Indo (na Índia atual). Cada indivíduo dos povos submetidos pelo Império Persa era considerado um bandaka (escravo do monarca).

A Grécia

Ao contrário da Pérsia, a Hélade, ou Grécia, era formada por uma série de cidades independentes que viviam em constante rivalidade. Para se ter uma idéia, um grego fora de sua cidade natal era considerado estrangeiro, mesmo estando em uma cidade grega vizinha a sua.

Cada cidade (pólis) tinha seu próprio exército (falange) e sua própria organização política, indo desde uma oligarquia conservadora (Esparta é o maior exemplo) até a democracia, uma inovação política de Atenas.

De qualquer maneira, independente da forma de governo adotada por cada pólis, os indivíduos considerados cidadãos tinham ampla liberdade de discussão nas questões políticas e militares (mesmo que o seu número fosse reduzido, como por exemplo, em Esparta).

Essa liberdade de expressão (que os gregos chamavam de parrhesia), era incomum na Antiguidade. Ao contrário da maioria das civilizações da época, eram os cidadãos que discutiam sobre a guerra, formavam suas falanges e escolhiam seus generais. Cada indivíduo lutava por seu ideal político, pela independência de sua pólis e pela sua própria liberdade (os escravos gregos não eram aceitos como militares).


Os exércitos

Gregos e persas se enfrentaram em várias batalhas, e na maior parte delas os persas contavam com um exército e uma marinha de guerra numericamente muito superior a dos gregos.
Estima-se que os persas dominavam uma população de 70 milhões de habitantes, oriundos de diversas culturas, que ofereciam uma quantidade enorme de soldados, com tipos de armamentos e táticas de guerra próprios: persas e medos com suas armaduras de escamas de ferro, assírios com capacetes de bronze, mosquianos com capacetes de madeira, etíopes que se vestiam com peles de leão, indianos que usavam arcos, citas com os seus cavalos, dentre inúmeros outros.
A mais importante unidade militar persa era chamada de "Os Imortais": 10 mil homens (exclusivamente persas e medos), muito bem preparados. Quando, um de seus membros tombava em combate, prontamente era substituído por outro.
Mas esse imenso e diversificado exército causou muitos problemas para o Império Persa nas guerras contra os gregos, pois a falta de uma língua comum, de treinamento em conjunto e de uma unidade de comando foi a sua fraqueza, que os gregos souberam muito bem explorar.
E mais: os combatentes eram obrigados a lutar em nome de um rei intolerante, que os fazia ir para o campo de batalha debaixo de chicotadas aplicadas por seus generais e sob ameaça de execução sumária caso não obedecessem.
Ao contrário, apesar da extrema rivalidade entre as pólis e das muitas discórdias sobre onde e quando se travarem os combates, as falanges gregas, quando decididas, lutavam sob uma voz de comando que unificava todos os homens numa ação coletiva.
Muito bem preparados (já que as guerras eram comuns entre as cidades-estado gregas e as falanges eram mantidas em constante treinamento), lutavam em sincronia e tinham um objetivo muito claro: a manutenção de sua liberdade, já que durante as Guerras Médicas eram os persas os invasores do solo helênico.
Os soldados gregos contavam com o seu general na frente de batalha, o que os estimulava a continuar lutando, enquanto o imperador persa ficava de fora, observando e punindo os que não correspondiam a suas expectativas.
Era uma vergonha pra um grego fugir do combate, pois isso significava que ele estaria desistindo do seu bem mais precioso: a posse de suas terras, sua independência e liberdade política. Os espartanos, conhecidos por sua cultura militarista, quando saiam em suas campanhas militares, ouviam de suas mães e esposas: "Volte com seu escudo, ou sobre ele", pois os cadáveres dos gregos tombados em combate eram devolvidos a suas famílias em cima de seus escudos.

CONTINUAÇÃO DAS GUERRAS MÉDICAS.

Os gregos antigos não faziam distinção entre os medos e os persas, por isso terem dado o nome de Guerras Médicas às batalhas travadas com o Império Persa.
Inicialmente, os persas venceram os gregos nas Termópilas e em Artemision; a seguir, invadiram e saquearam Atenas. A frota ateniense, porém, comandada por Temístocles (524 a.C./459 a.C.), conseguiu destruir a frota persa em Salamina e mudou o rumo da guerra. Meses depois, comandada pelo espartano Pausânias (510/467 a.C.), o exército da coalização grega venceu o exército persa em Platéia e pôs fim à invasão.
Os gregos conseguiram, certamente, impedir a presença dos persas em seu território. Eles continuaram, porém, influindo no relacionamento entre as cidades gregas durante todo o Período Clássico
As Guerras Médicas ocorreram entre os povos gregos (aqueus, jônios, dórios e eólios) e os medo-persas, pela disputa sobre a Jônia na Ásia Menor, quando as colônias gregas da região, principalmente Mileto, tentaram livrar-se do domínio persa
Esta região da Jônia era colonizada pela Grécia, mas durante a expansão Persa em direção ao Ocidente, este poderoso Império conquistou estas diversas colônias gregas da Ásia Menor, entre elas a importante Mileto. As colônias lideradas por Mileto e contando com a ajuda de Atenas, tentaram sem sucesso libertar-se do domínio persa, promovendo uma revolta.
Estas revoltas provocaram Dario a lançar seu poderoso exército sobre a Grécia Continental, dando início às Guerras Médicas. O que estava em jogo era o controle marítimo-comercial no Mundo Antigo.
Nesse primeiro confronto (a primeira guerra médica), surpreendentemente, cerca de dez mil gregos, liderados pelo ateniense Milcíades, conseguiram impedir o desembarque de mais de vinte mil persas (alguns autores falam em 50 mil, outros em 250 mil, não se sabe precisamente o efetivo persa), vencendo-os na
Solo los usuarios registrados pueden ver links en este foro!
Registrate o Logeate en el foro!

em 490 a.C.
Para se defenderem dos persas, algumas cidades-estado gregas organizaram a liga de Delos, da qual se aproveitou Atenas para se sobrepor no mundo grego, pois era responsável pelo dinheiro da Confederação e passou a usá-lo em benefício próprio. Com isso, impulsionou sua indústria, seu comércio e modernizou-se, ingressando numa era de grande prosperidade, e impondo sua hegemonia ao mundo grego. O auge dessa época ocorreu entre 461 e 431 a.C., durante o governo de Péricles, por isto o século V a.C.. é também chamado o "Século de Péricles".
Os persas, entretanto, não desistiram. Dez anos depois, voltaram a atacar as cidades gregas (2ª guerra médica). Estas, por sua vez, esqueceram as disputas internas que existiam entre elas e uniram-se, vencendo os persas na Batalha de Salamina (480 a.C.) e na de Platéias (479 a.C.)
Após as guerras médicas, os gregos voltaram a enfrentar-se internamente e, de 431 a 404 a.C., decorreu a guerra do Peloponeso, entre a Confederação de Delos (liderada por Atenas) e a Liga do Peloponeso (liderada por Esparta). Após tantas guerras, as cidades gregas ficaram debilitadas e foram conquistadas por Felipe II da Macedônia, em 338 a.C. na batalha de Queronéia. Filipe II foi sucedido por seu filho Alexandre, que ampliou consideravelmente o domínio macedônico conquistando a Síria, a Fenícia, a Palestina, o Egito, a Pérsia e parte da Índia.

Fim das Guerras Médicas – a Batalha de Platéias

Temístocles quis levar a guerra à Ásia Menor, enviar ali a frota e sublevar as colônias jônicas contra o rei da Pérsia, mas Esparta se opôs, por temor de deixar desprotegido o Peloponeso
Por estas razões, a guerra continuou na Europa, voltando o exército persa a invadir a Ática em 479 a.C. Mardônio ofereceu a liberdade aos gregos se firmassem a paz, mas o único membro do conselho de Atenas que votou por essa causa foi condenado à morte por seus companheiros. Desta forma, os atenienses souberam buscar refúgio novamente em Salamina, sendo incendiada sua cidade pela segunda vez.
Ao saber que o exército espartano (ameaçado pelos atenienses para que lhes dessem ajuda) se dirigia contra eles, os persas se retiraram até o Oeste, em Platéias. Dirigidos por seu regente Pausânias, conhecido por seu sangue frio, os espartanos conseguiram em 479 a.C. outra estrondosa vitória sobre os persas, capturando de uma vez um grande barco que estava esperando no acampamento persa. Junto à vitória em Platéia, ocorreu pouco tempo depois a rendição da frota persa em Micala, que foi também um sinal para o levantamento dos jônios contra seus opressores. Os persas se retiraram da Hélade, pondo assim fim aos sonhos de Xerxes I de conquistar o mundo helênico. Desta forma as Guerras Médicas, em que se enfrentaram pela primeira vez o Oriente e o Ocidente, chegaram ao fim.

FONTES:

Solo los usuarios registrados pueden ver links en este foro!
Registrate o Logeate en el foro!



Solo los usuarios registrados pueden ver links en este foro!
Registrate o Logeate en el foro!



Editado pela última vez por Gujanski em Qua Jul 09, 2008 7:56 pm, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Igor
Brigadeiro
Brigadeiro


Registrado em: Terça-Feira, 20 de Mai de 2008
Mensagens: 1277
Localização: Vila Velha - ES

MensagemEnviada: Ter Jul 08, 2008 5:51 pm    Assunto: Responder com Citação

Bom, não querendo desmerecer seu esforço, mas creio 50% do que você botou ai está nesses dois tópicos:


Solo los usuarios registrados pueden ver links en este foro!
Registrate o Logeate en el foro!




Solo los usuarios registrados pueden ver links en este foro!
Registrate o Logeate en el foro!

Voltar ao Topo
View user's profile Send private message Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Gujanski
Visitante





MensagemEnviada: Ter Jul 08, 2008 6:29 pm    Assunto: Responder com Citação

Pois é são "várias" em uma, esse texto fala do geral
Voltar ao Topo
Moller
Comandante Geral das Forças
Comandante Geral das Forças


Registrado em: Sábado, 10 de Mai de 2008
Mensagens: 1675

MensagemEnviada: Ter Jul 08, 2008 9:15 pm    Assunto: Responder com Citação

Se ele leu o que postou, já tá valendo.

_________________

Solo los usuarios registrados pueden ver links en este foro!
Registrate o Logeate en el foro!

Voltar ao Topo
View user's profile Send private message Enviar Email MSN Messenger
Gujanski
Visitante





MensagemEnviada: Ter Jul 08, 2008 9:24 pm    Assunto: Responder com Citação

Concerteza eu li
Voltar ao Topo
Igor
Brigadeiro
Brigadeiro


Registrado em: Terça-Feira, 20 de Mai de 2008
Mensagens: 1277
Localização: Vila Velha - ES

MensagemEnviada: Ter Jul 08, 2008 10:06 pm    Assunto: Responder com Citação

É, concerteza seu texto está mais completo, ele mostra o contexto geral de toda a guerra, aqueles dois tópico mostram duas batalhas que tiveram na guerra. Você poderia deixar algo do tipo

Gujanski escreveu:
Nesse primeiro confronto (a primeira guerra médica), surpreendentemente, cerca de dez mil gregos, liderados pelo ateniense Milcíades, conseguiram impedir o desembarque de mais de vinte mil persas (alguns autores falam em 50 mil, outros em 250 mil, não se sabe precisamente o efetivo persa), vencendo-os na
Solo los usuarios registrados pueden ver links en este foro!
Registrate o Logeate en el foro!

em 490 a.C.


Ou seja, botar um link do tópico da batalha de maratona, para quem quiser saber mais sobre a batalha. Só uma sugestão.
Voltar ao Topo
View user's profile Send private message Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Gujanski
Visitante





MensagemEnviada: Qua Jul 09, 2008 11:16 am    Assunto: Responder com Citação

Boa idéia depois faço isso.
Voltar ao Topo
Moller
Comandante Geral das Forças
Comandante Geral das Forças


Registrado em: Sábado, 10 de Mai de 2008
Mensagens: 1675

MensagemEnviada: Qua Jul 09, 2008 11:30 am    Assunto: Responder com Citação

Eu gostaria é que você fizesse um resumo, explicando com suas próprias palavras.

_________________

Solo los usuarios registrados pueden ver links en este foro!
Registrate o Logeate en el foro!

Voltar ao Topo
View user's profile Send private message Enviar Email MSN Messenger
Gujanski
Visitante





MensagemEnviada: Qua Jul 09, 2008 2:09 pm    Assunto: Responder com Citação

Bom, a pedido do Moller:

Guerras Médicas são os conflitos que aconteceram entra o império persa e os gregos.
Após a perca das cidades de Jônia para Pérsia, com a revolta grega não bem sucedida, foi enviadas tropas a Grécia, acabando com Erétria, dez anos depois houve outra invasão.
Após, os persas venceram os gregos nas Termópilas e em Artemision, e invadiram e saquear Atenas, mas o exército persa foi derrotado pelo exército ateniense, a invasão só teve fim com a derrota de persa pela Grécia.
O motivo da guerra era a disputa pela Jônia na Ásia Menor, onde quem as colonizava era Grécia, porém com o grande império persa várias colônias gregas foram conquistadas, as guerras médicas começaram após a revolta de Mileto onde persa lançou seu exército, Grécia na primeira guerra médica venceu a batalha de Maratona 10 mil gregos impediram que 20 mil persas desembaracem vencendo.
Após a ação de algumas cidades gregas para se proteger dos persas Atenas tomou posse do dinheiro da confederação, onde aumentou a sua economia.
Porém os persas dez anos depois voltaram a atacar a Grécia, mas foi uma tentativa que falhou, a Grécia derrotou os persas na batalha de Salamina e na de Platéias, mas ao acabar das guerras médicas, a Grécia voltou a um confronto interno, onde ocorreu a guerra do Peloponeso entre a Confederação de Delos (liderada por Atenas) e a Liga do Peloponeso (liderada por Esparta).Mas com essa guerra as cidades gregas foram conquistadas por Felipe II da Macedônia na batalha de Queronéia.
O fim das guerras médicas aconteceu na batalha de platéias onde o exército ateniense derrotou a persa e um tempo depois houve a rendição da persa.

FIM
Voltar ao Topo
Novasco (Fuzilado)
Marechal
Marechal


Registrado em: Sábado, 10 de Mai de 2008
Mensagens: 421

MensagemEnviada: Qua Jul 09, 2008 2:18 pm    Assunto: Responder com Citação

As cidades gregas, era cidades-estados, cada uma tinha suas leis e sei jeito de governar, as maiores "potencias" da Grécia era Atenas e Esparta.
Quando os gregos viram que os persas tinham interece por seu terreno, se reuniram, mas praticamente quem venceu a primeira batalha foi Esparta, a segunda foi praticamente vencida por Atenas.
Um relato de uma batalha nessa guerra, está no filme "300", 300 espartanos derrotando um monte de Persas!
Império grego, romano, eu me encarno.
Voltar ao Topo
View user's profile Send private message
Moller
Comandante Geral das Forças
Comandante Geral das Forças


Registrado em: Sábado, 10 de Mai de 2008
Mensagens: 1675

MensagemEnviada: Qua Jul 09, 2008 6:09 pm    Assunto: Responder com Citação

E já coloquei lá os 10 pontinhos dos Deltas.

_________________

Solo los usuarios registrados pueden ver links en este foro!
Registrate o Logeate en el foro!

Voltar ao Topo
View user's profile Send private message Enviar Email MSN Messenger
Gujanski
Visitante





MensagemEnviada: Qua Jul 09, 2008 6:46 pm    Assunto: Responder com Citação

Obrigado senhor.
Voltar ao Topo
Igor
Brigadeiro
Brigadeiro


Registrado em: Terça-Feira, 20 de Mai de 2008
Mensagens: 1277
Localização: Vila Velha - ES

MensagemEnviada: Qua Jul 09, 2008 7:02 pm    Assunto: Responder com Citação

Caramba, que pessoal preguiçoso.
Sempre falam 'depois eu faço tal coisa' e nunca fazem ¬¬
Põe os hiperlinks Gujanski, fica mais 'dinâmico'.
Voltar ao Topo
View user's profile Send private message Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Gujanski
Visitante





MensagemEnviada: Qua Jul 09, 2008 7:56 pm    Assunto: Responder com Citação

Pronto amigo
Voltar ao Topo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Guerras - Índice do Fórum -> Batalhas, Campanhas e Guerras Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.



Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB

Abuse - Report Abuse - TOS & Pribacidad.
Powered by forumup.com Foros gratis, Crea tu foro gratuito! Created by Hyarbor & Qooqoa - Auto ICRA

Page generation time: 0.827